CORTINAS

PAINÉIS RIPADOS
21 de fevereiro de 2019
QUANDO SUA CASA PEDE SOCORRO!
8 de março de 2019

CORTINAS

Arq. Willian Agostinelli

As cortinas são peças fundamentais em residências e comércios, principalmente por sua função que é de barrar a luz excessiva do sol, e também de trazer conforto térmico aos ambientes.

Além dessas vantagens as cortinas ganharam um papel superimportante na decoração dos projetos de interiores; a função de harmonizar, decorar e trazer aconchego aos espaços.

Existem vários modelos disponíveis no mercado hoje em dia, e também existem algumas “regrinhas” para se usar determinados tipos de peças, porém não é uma obrigatoriedade segui-las, cada projeto é feito de forma única e deve ter suas próprias particularidades; e, para isso, trazemos algumas dicas para facilitar a escolha na hora da compra.

 

COMO COMPOR UMA CORTINA COM TECIDO?

Para se montar uma cortina com tecidos seguimos uma regrinha básica: blackout + voil + chalé. Cada um tem sua função:

  • BLACKOUT ou BLECAUTE

As cortinas com blackout são utilizadas em sua grande maioria ou para deixar os cômodos escuros principalmente para a hora de dormir, ou para fazer aquela sessão de cinema em casa.

 

  • VOIL

O voil (lê-se VOAL) tem a função de trazer certa transparência e leveza ao ambiente, geralmente marcado por ser um tecido leve e delicado exige-se um pouco mais de cuidado para não desfiar durante seu manuseio, porem é uma peça indispensável para a composição de uma boa cortina.

 

  • CHALE

O chale para a cortina é aquela peça que geralmente fica nas laterais para dar acabamento à composição podendo ser presa por cordas ou pingentes ou pode até mesmo ficar solta apenas para composição geral da peça.

 

PINGENTES

Os pingentes são as peças de “arremate” final das cortinas e tem a função de prendê-las nas laterais, podem ser de vários modelos e formatos.

 

CERTO E ERRADO – na hora de instalar

Para instalar a cortina de maneira correta, você deve analisar 3 pontos importantes:

  • Distância do chão ao teto da sua casa;

  • Tamanho da cortina;

  • Altura da janela;

Tendo esses itens, você pode trabalhar da seguinte maneira:

– Se você possui um pé direito alto (distância do chão ao teto grande), instale a cortina no meio do caminho entre o teto e a parte superior da janela.

– Se você quiser obter um efeito de amplitude, um bom truque é que a cortina seja o mais alto possível. Existem até modelos de trilhos apropriados para fixação no teto.

– O ideal é que a cortina fique apenas meio centímetro do chão, ou com um leve caimento. A cortina longa demais prejudica a circulação e acumula poeira.

Para as cortinas de tecidos existem três formas de instalação; trilho com rodízios, trilho suíço e o varão para cortina. Com exceção do trilho com rodízios (que já esta ficando obsoleto) os trilhos mencionados acima tem grande aceitação e são comumente utilizados nas instalações atuais para cortinas de tecidos

 

Ainda existem outros tipos de cortinas:

PERSIANA DE ALUMÍNIO – mais frágil, porem não menos utilizada 

 

PERSIANA DE MADEIRA – comumente utilizada em ambientes mais sofisticados 

 

PERSIANA VERTICAL – podendo ser aberta para os lados 

CORTINA ROLÔ – com seus traços lisos, retos e sem detalhes

 

CORTINA ROMANA – com seus gomos que se formam quando aberta

 

CORTINA SHADOW – com suas listras que se sobrepõem 

 

 


Willian Agostinelli