PAINÉIS RIPADOS

CO-LIVING: ESPAÇOS RESIDENCIAIS COMPARTILHADOS
7 de fevereiro de 2019
CORTINAS
1 de março de 2019

Fonte: Google

PAINÉIS RIPADOS

Arq. Fabrício Vieira

Com destaque cada vez maior na arquitetura, na arquitetura de interiores e até mesmo no paisagismo, os painéis ripados tem-se mostrado como uma solução bastante inovadora e aconchegante para os locais onde são propostos. Podem ser pequenos painéis, como parede de fundo para vãos ou plantas, até grandes “ panos” em fachadas ou paredes internas.

São uma boa alternativa estética e funcional, fazendo papel como elemento decorativo ou revestimento. As funções como elemento de proteção solar também aparecem na forma de brises ou quebra-sol.

Normalmente nas fachadas são feitos de madeira natural como: Freijó, Cumaru, Imbuia, Angelim entre outros. Nos ambientes internos podem ser de madeira natural ou de mdf e a largura da ripa e do friso variam de acordo com o projeto.

O interessante é deixar rolar a criatividade, pois eles podem ser utilizados com diferentes funções, tais como, divisões vazadas em escadas por exemplo, onde se elimina o corrimão, portas de móveis de correr ou abrir e ainda no teto conferindo sofisticação.


Fabrício Vieira