100 ANOS DE BAUHAUS

QUAL É O PODER DAS CORES EM AMBIENTES?
16 de maio de 2019
OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA REFORMA
30 de maio de 2019

100 ANOS DE BAUHAUS

Arq. Eluza A. Ribeiro Hülse

Em 2019 comemoram-se os 100 anos da fundação da Bauhaus, escola alemã fundada pelo arquiteto Walter Gropius na cidade de Weimar.

A escola revolucionou o ensino e a produção da arquitetura e design.

Arquitetos, artesãos, pintores, escultores, dramaturgos, músicos, fotógrafos e artistas de quaisquer artes trabalhavam com a interdisciplinaridade criando um ensino moderno e inovador, incentivando a fusão das artes, do artesanato e da funcionalidade prática das coisas. A ideia era unificar e democratizar todas as artes para construir uma sociedade melhor.

Introduziram novos materiais pré-fabricados, simplificação dos volumes, geometrização das formas e predomínio das linhas retas. Seus projetos eram minimalistas e eficientes, seu slogan era:

A Forma segue a Função”.

Em 1933 foi fechada pelo governo Nazista, que classificava sua arte como “arte degenerada”.

Mas ela sobreviveu até hoje justamente porque teve suas portas fechadas no auge das suas atividades. Perseguidos e exilados os artistas da Bauhaus propagaram suas ideias ao redor do mundo, sua influência segue perdurando no tempo.

Também influenciou arquitetos no Brasil, o principal representante é o arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto de Brasília é um exemplo dessa influência com tendências modernas e funcionalistas.

 

A Bauhaus ainda é uma importante referência para o mundo da arquitetura e design até os dias de hoje.


Eluza A. Ribeiro Hulse