BOISERIE – O QUE É E COMO USAR?

TENDÊNCIAS DE PAPEL DE PAREDE
29 de agosto de 2018
A ESCOLHA CERTA PARA MÓVEIS DE ESCRITÓRIO
21 de setembro de 2018

BOISERIE – O QUE É E COMO USAR?

Arq. Cristiana Salai

Criado na França por volta do século XVIII, o boiserie (lê-se “boaserrí”) é uma decoração com painéis ou molduras de madeira em relevo, geralmente em paredes ou portas.

Usado naquela época principalmente para demonstrar pompa e elegância, também contribuía para o isolamento térmico dos ambientes.

De lá para cá foi reinterpretado, ganhando novos materiais (pode-se usar gesso, cimento ou isopor rígido além da madeira) para baratear o custo e passou a dividir espaço com elementos de outros estilos, trazendo sofisticação e requinte ao espaço. Independente do material escolhido, o aspecto final será o mesmo, o que os diferencia é a forma de aplicação e o acabamento (pintura) final.

Para utilizar esse item é bem importante definir o restante da decoração de modo que o ambiente não fique sobrecarregado, já que a técnica é mais rebuscada e clássica.

Para que você possa usar esse item na sua casa sem medo de errar, criei uma seleção com várias dicas valiosas:

– Leve em conta o pé-direito do seu ambiente na hora da aplicação das boiseries, pois elas tendem a dar impressão de um pé-direito mais baixo, ou sejam, achatam a altura.

 

– O acabamento é bem importante, independente do material escolhido, pois vai dar resistência e durabilidade às peças.

 

– Mescle as molduras mais clássicas (mais trabalhadas) com elementos modernos e descontraídos.

 

– Você pode pintar a moldura da mesma cor da parede, fazer um tom sobre tom ou então aplica-las sobre papel de parede para um resultado um pouco mais contrastante.

 

– Use molduras mais retas ou cores fortes para um resultado mais contemporâneo.

Enfim, as boiseries podem ser utilizadas em qualquer cômodo (quarto, sala, banheiro, etc…), e sempre deixam o ambiente elegante, vale à pena experimentar para dar aquele charme extra à sua casa!

 


Cristiana Salai