PORQUE CONTRATAR UM ARQUITETO??

CONHEÇA OS PROCESSOS FUNDAMENTAIS PARA OBRA DE ARQUITETURA DE INTERIORES
29 de novembro de 2018
HOME-OFFICE
13 de dezembro de 2018

PORQUE CONTRATAR UM ARQUITETO??

Arq. Cristiana Salai

O arquiteto é a pessoa que orienta e projeta de acordo com novas técnicas e tendências e com o estilo de vida do cliente, sempre otimizando espaços e custos da obra. É um erro achar que esse profissional está só preocupado com a estética. A equipe de um escritório de arquitetura tem experiência na supervisão de todo tipo de construção e sabe cobrar o que deve ser feito por cada um dos profissionais contratados durante a execução da obra.

Então contratar um arquiteto não é um luxo e sim uma necessidade, pois esse profissional pode ser o diferencial entre um projeto bem-sucedido e uma obra que não atingiu as expectativas do cliente.

Além disso, um projeto bem-elaborado valoriza o preço comercial do imóvel pois traz mais comodidade, conforto e estética ao mesmo.

Ou seja, é um investimento que vale à pena! Veja porque:

  • ECONOMIA

Com um bom planejamento é possível ver o resultado final da obra sem ter começado a mesma. Você vai poder entender o que tem que ser mexido, como fazer isso e o prazo que levará. Essa segurança faz a obra ser realizada uma só vez, sem gastos extras por conta de retrabalhos que surgem quando não temos certeza do que queremos.

Ou seja, contratar um arquiteto é mais barato do que refazer algo que deu errado, pois o gasto com mão de obra e materiais é enorme!

Um bom arquiteto também consegue dar uma estimativa de gastos com materiais e produtos (sempre com a melhor relação custo x benefício e evitando desperdícios) e também um cronograma detalhado da obra, antes do início da mesma.

Sem dúvidas, uma obra rápida e limpa é uma obra econômica!!

 

  • BELEZA X FUNCIONALIDADE

Otimizar bem os espaços, escolher os materiais com cuidado, apresentar soluções sustentáveis entre outras, são funções do arquiteto.

Quem contrata um arquiteto deve se preparar para conhecer ideias diferentes, pois eles possuem uma formação única que os permitem unir criatividade, técnica e percepção estética, podendo garantir um projeto não só belo como também funcional, inovador e sustentável.

Um lugar minúsculo, por exemplo, pode ganhar a sensação de ser maior se for bem explorado e trabalhado com os materiais certos.

Alguns materiais parecem de alta qualidade, mas não cumprem o que prometem. A experiência do profissional é decisiva nesse momento, a fim de alcançar um resultado durável por um preço justo.

Além disso, os materiais selecionados de maneira correta causam um conforto térmico, acústico e luminoso que dificilmente poderia ser conseguido com outras matérias-primas.

E estas soluções sustentáveis podem ser uma saída para economizar em contas de água e energia elétrica.

Ou seja, o trabalho de um arquiteto é o diferencial entre um lugar para morar e um lugar perfeito para morar, pensando nas necessidades específicas das pessoas e otimizando todo o espaço disponível.

 

  • SEGURANÇA

Conforme legislação vigente, uma obra (hidráulica, elétrica, estrutura, impermeabilização, gás, uso de mão-de-obra, etc.) somente poderá ocorrer sobre o planejamento, projeto e acompanhamento de um profissional habilitado.

Mas esse não é o único motivo pelo qual você deve contratar um arquiteto. Ter profissionais experientes supervisionando a obra é essencial para seu bom andamento, pois são inúmeros as preocupações que uma obra pode trazer: documentação, parte burocrática da papelada, escolha certa de cada material entre outros.

Portanto, nada como realizar uma manutenção, reforma ou obra com quem tem experiência no assunto e sabe o que está fazendo. Assim, você evita cometer erros básicos ou deixar detalhes importantes passarem despercebidos. Contrate profissionais com experiência e cobre o profissionalismo e descrição de soluções técnicas e conclusivas aos problemas, sem paliativos.

 

  • VALORIZAÇÃO

Com um arquiteto a obra vai ter mais qualidade com menor custo, pois ele sabe entender o sonho do cliente e realizar o mesmo. O arquiteto sabe valorizar os espaços, escolher o acabamento ideal, criar uma construção sustentável e inteligente e ainda faz tudo isso com modernidade e estética!

Por isso seu imóvel ficará muito mais valorizado depois de passar pelas mãos de um bom profissional!!

 

Por todos esses motivos, não vale a pena arriscar. Para sua reforma ou construção, contrate o profissional certo, contrate um arquiteto!

Agora que você já conhece várias vantagens de contratar um escritório de arquitetura entre em contato comigo no cristiana@neohaus.arq.br antes de começar sua obra, evitando gastos desnecessários e muita dor de cabeça!!

 


Cristiana Salai