CONHEÇA OS PROCESSOS FUNDAMENTAIS PARA OBRA DE ARQUITETURA DE INTERIORES

CASA COR RIO GRANDE DO SUL 2018 – Casa Viva, Refúgio no meio da cidade
22 de novembro de 2018
PORQUE CONTRATAR UM ARQUITETO??
7 de dezembro de 2018

CONHEÇA OS PROCESSOS FUNDAMENTAIS PARA OBRA DE ARQUITETURA DE INTERIORES

Arq. Ariela De Pieri Moreira

 No texto anterior, abordei o tema “Processos ao contratar um projeto de Arquitetura de Interiores”, agora nada mais justo, do que falar sobre os Processos da OBRA de Arquitetura de Interiores.

Esta é a etapa executiva de todo o processo anterior. Nomeamos, de uma forma simplificada, de 3º etapa.

 

3º ETAPA

Esta etapa consiste em toda execução do seu projeto e todos os processos de compras que são necessários para chegar no resultado final. Esta é a hora que seu projeto já foi alterado, revisado e aprovado por você. Nesta etapa já temos o projeto executivo, estamos partindo para os orçamentos, contratação da mão de obra e início da obra. Mas para tudo isso funcionar precisamos seguir uma sequência lógica de execução de serviços.

Por isso montei um passo a passo para você iniciar sua obra de arquitetura de interiores.

 

PASSO A PASSO OBRA ARQUITETURA DE INTERIORES

 

1. APROVAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO

 De fundamental importância. O Projeto Executivo irá nortear toda a obra. Após sua aprovação será por ele que nós, arquitetas e todos os outros fornecedores iremos nos basear. Claro, sempre compatibilizando com todas as situações da obra e reconferindo as medidas no local.

Às vezes bate aquela ansiedade de iniciar a obra sem a finalização do projeto Executivo, mas lembre-se, “É melhor mudar no papel do que na obra”. Algo tão clichê, mas que faz muito sentido!

 

2. REVISÃO DOS ORÇAMENTOS E ESCOLHA DOS FORNECEDORES

 Após o Projeto Executivo entregue, podemos ter efetivamente o orçamento real da sua obra. Esta é a hora de orçarmos com toda a mão de obra, lojas, marcenarias, marmorarias, etc.

Com os orçamentos em mãos temos um próximo passo fundamental para aquele que irá “liderar” a sua obra, a definição de fornecedores. Isso porque, com todos os fornecedores definidos podemos trabalhar em conjunto e prever os processos e ferramentas necessárias para a execução perfeita dos serviços. Além disso, fazemos uma reunião com todos os envolvidos explicando o perfil da obra, as dificuldades que serão encontradas no caminho unindo todas as experiências em prol da obra.

 

3. COMPRA DE MATERIAIS

Imagina iniciar a obra e precisar parar ela no meio do andamento? É isso que acontece quando não é comprado o material antes do início da obra. Muitas vezes um revestimento específico para seu projeto, uma louça ou metal especial para o seu banheiro, eletrodomésticos que você gostaria de comprar, mas não existe mais em estoque quando comprado de última hora…Enfim, uma infinidade de itens que podem, sim, fazer sua obra atrasar e alterar o cronograma da obra e de todos os fornecedores envolvidos. Por isso é importante deixar definido e comprado alguns itens como:

  • Revestimentos, Argamassas e Rejuntes;
  • Sistemas de Ar Condicionado ou Automação (infraestrutura);
  • Material para Iluminação;
  • Tintas;
  • Metais e Louças;
  • Móveis soltos e eletrodomésticos;
  • Marcenaria e Marmoraria;

 

4. APROVAÇÃO DO CRONOGRAMA DE OBRA

 O Cronograma de obra é uma ferramenta que auxilia o cliente com a previsão de início e término da sua obra. Nele contém a sequência lógica dos serviços que serão executados e alinha datas com a mão de obra e fornecedores. Por isso, é importante contratar uma equipe comprometida e fornecedores fieis ao prazo.

Sabemos que contratempos no meio da obra podem acontecer, mas quanto mais você conseguir ter controle da obra, mais assertivo será o resultado final. Por isso não deixe de alinhar isso com todos os envolvidos na obra.

 

5. LEVANTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO

Nesta fase você já está prestes a iniciar sua obra! Para quem irá fazer obra dentro de condomínios residenciais ou comerciais, sejam de prédios ou casas, é fundamental fazer o levantamento da documentação de toda mão de obra e empresa que irá circular pelo mesmo, assim como, a leitura do manual de regras do condomínio, que contempla desde os horários permitidos para barulho até outros itens necessários para o bom funcionamento da sua obra com os demais moradores.

Cópia da RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) e cronograma de obra também serão entregues ao síndico antes do início da obra.

 

6. INICIE SUA OBRA!

 Pronto! Agora com tudo alinhado você está prestes a iniciar uma obra sem dor de cabeça.

Planejamento é tudo! Este tempo necessário para alinhar todos os pontos é fundamental para minimizar riscos e desperdícios durante a obra, é essencial para que os trabalhos ocorram com maior eficiência possível.

Agora posso lhe desejar uma BOA OBRA!

Ficou alguma dúvida referente ao processo de obra de Arquitetura de Interiores? Não deixe de entrar em contato no ariela@linha7.com para que eu possa esclarecer todas as questões!


Ariela De Pieri Moreira